Tal como se referiu no ano letivo 2010/2011, o Currículo Nacional (ME, 2001) no âmbito da Educação Tecnológica no Ensino Básico advoga que o mesmo deve concretizar-se através do desenvolvimento e aquisição de competências:
- de utilizador universal;
- de utilizador profissional e
- de utilizador social.
Sendo que o desenvolvimento dessas competências devem ocorrer numa sequência progressiva ao longo de toda a escolaridade básica, tendo como referência o pensamento e a acção perspetivando o acesso dos alunos à Cultura Tecnológica.
Ainda segundo o referido documento as aprendizagens nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deverão integrar saberes comuns a diferentes áreas curriculares e desencadear novas situações para as quais os alunos mobilizem, transfiram e apliquem os conhecimentos construídos gradualmente.
São estas situações que pretendemos continuar a trabalhar, dentro e fora da sala de aula, duma forma transdisciplinar.
Nessa perspetiva, estamos já a utilizar o Magalhães semanalmente (1h) no âmbito da Área de Projeto:
- fazendo pesquisa sobre a temática em estudo;
- escrevendo textos;
- enviando textos via email;
- construindo e visitando este blogue;
- …
Aqui ficam imagens de algumas das situações atrás referidas:
8 de out/2011
Como já foi referido, semanalmente os alunos trabalham com os magalhães em sala de aula. Têm elaborado textos, contribuído para a construção das diferentes páginas deste blogue digitando textos, inserindo imagens e trabalhos realizados por eles, feito pesquisa no âmbito da Área de projecto…
São alguns desses momentos que se podem apreciar no documento que se segue.
Isabel Almeida.
Algumas imagens do trabalho realizado na última aula de Área de Projeto e TIC em sala de aula. Iniciação ao estudo da Lontra – Lutra lutra
Isabel Almeida
Novas imagens em que TIC, Área de Projeto e Língua Portuguesa se interligam de forma interdisciplinar. Desta vez as aulas realizaram-se no âmbito do estudo do “Lobo Ibérico”.
Momentos de sala de aula no âmbito do estudo do “Morcego”.
Isabel Almeida