Esta semana foi apresentado aos alunos a proposta de resolução de um problema de processo.
Para resolverem este problema, os alunos tinham de identificar a regra (padrão ou lei de formação), que consistia em cada semana acrescentar mais 1 euro ao dinheiro que tinha poupado na semana anterior (+1; +2; +3; +4; +5…), arranjar uma estratégia de resolução e … resolver o problema.
No entanto, inicialmente, houve alunos que ficaram um pouco confusos com o padrão, pois pensavam que, a partir da 4ª semana, o mesmo se ia repetir (+1; +2; +3; e depois novamente +1; +2; +3…). Ora para que isso acontecesse, no enunciado do problema tinha de estar presente o reinicio do padrão, situação que não se verificava.
Após terem compreendido esse facto, aqueles alunos que evidenciaram algumas dúvidas acabaram por resolver o problema com sucesso.
No final, para verificarem se a solução apresentada estava correta, se era possível, bastava seguir o percurso inverso, situação que cada vez se torna mais fácil para os alunos, principalmente, após a resolução do problema da semana passada.
Aqui ficam alguns dos produtos dos alunos.
O recurso elaborado:
Isabel Almeida/23 out./2011