Hoje, em sala de aula, em trabalho de pares, os alunos foram confrontados com a resolução de um problema.
Foi um problema que, imediatamente após a leitura do seu enunciado, gerou algum burburinho entre os alunos:
- professora, o problema não se pode resolver, não tem dados!
Este é um problema cuja estratégia de resolução consiste em trabalhar “do fim para o princípio”. Ou seja, a partir do dinheiro com que a Mafalda ficou depois de ter feito as compras (zero euros), arranjar uma forma de seguir o percurso inverso.
Foi o que os alunos fizeram quando se aperceberam que a única indicação do dinheiro que a Mafalda tinha quando acabou de fazer compras era zero euros.
A partir desse momento tudo se tornou mais fácil para os alunos e os seus comentários finais acabaram por ser:
- afinal foi muito fácil!!
- foi o problema mais fácil que já fizemos!
Claro que essa facilidade não foi sentida por todos os alunos. Houve situações de bloqueio que só com o meu questionamento acabaram por ser superadas.
No final todos quiseram expressar a sua opinião, o que sentiram inicialmente e como superaram as maiores ou menores dificuldades surgidas.
Este foi um momento muito importante da aula e permitiu a troca de ideias entre alunos/alunos e alunos/professora o que enriqueceu todo o processo de resolução do problema.
Aqui ficam alguns dos produtos dos alunos para que os possam apreciar:
O recurso elaborado:
06/outubro/2011