PROBLEMAS

Um problema genuíno é uma situação em que, para o indivíduo [aluno] … uma ou mais soluções apropriadas precisam ainda de ser encontradas. A situação deve ser suficientemente complicada para constituir um desafio, mas não tão complexa que surja como insolúvel” (NCTM, 1998; 11)

Desenvolver nos alunos a capacidade de resolver problemas e promover o raciocínio e a comunicação (oral, escrita, iconográfica…) em matemática, constituem objectivos centrais do (novo) Programa de Matemática do Ensino Básico (2009).

Nesta perspectiva, para além da resolução de problemas que vão surgindo no dia-a-dia da sala de aula, contextualizados em situações próximas das vivenciadas pelos alunos, semanalmente, propõe-se aos alunos a resolução de um problema, seguindo a metodologia advogada por Polya:

  • compreensão do problema;
  •  elaboração de um plano para a sua resolução;
  • execução do plano;
  •  comunicação de processos e produtos e respectiva avaliação…

……………………………………..

O PROBLEMA DA MAFALDA

Hoje, em sala de aula,  em trabalho de pares, os alunos foram confrontados com a resolução de um problema.

Foi um problema que, imediatamente, após a leitura do seu enunciado gerou algum burburinho entre os alunos:

  • professora, o problema não se pode resolver, não tem dados!

Este era um problema cuja estratégia de resolução consiste em trabalhar “do fim para o princípio”. Ou seja, a partir do dinheiro com que a Mafalda tinha ficado depois de ter feito as compras, arranjar uma forma de seguir o percurso inverso.

Foi o que os alunos fizeram quando se aperceberam que a única indicação do dinheiro que a Mafalda tinha era zero euros quando acabou de fazer compras.

A partir dessa compreensão tudo se tornou mais fácil para os alunos e os seus comentários finais acabaram por ser:

  • afinal foi muito fácil!!
  •  foi o problema mais fácil que já fizemos!

Claro que essa facilidade não foi sentida por todos os alunos. Houve situações de bloqueio que, só com o meu questionamento acabaram por ser superadas.

No final todos quiseram expressar a sua opinião, o que sentiram inicialmente e como superaram as maiores ou menores dificuldades surgidas.

Este foi um momento muito importante da aula e permitiu a troca de ideias entre alunos/alunos e alunos/professora o que enriqueceu todo o processo de resolução do problema.

Aqui ficam alguns dos produtos dos alunos para que os possam apreciar:

O recurso elaborado:

RProblemas

06/outubro/2011

Isabel Almeida

2 respostas a PROBLEMAS

  1. Gonçalo Garcia diz:

    Olá professora Isabel,
    Estou a estudar matemática e aproveitei o blog para rever álgumas coisas com a minha mãe.
    É a primeira vez que faço isto. Assim, consegui rever alguns exercícios.
    Nunca pensei utilizar o blog para isto.
    Beijos Gonçalo G.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s