GUARDAR_OVOS

Investigação em Matemática…

No dia 11 de janeiro, em trabalho de pares, foi proposta aos alunos a realização da investigação em Matemática “Guardar ovos”.

Cada par tinha como recursos para o desenvolvimento da atividade:

  • 1 caixa de guardar ovos (vazia);
  • 4 bolas de pingue-pongue;
  • uma folha de trabalho onde os pares tinham de registar as diferentes maneiras de guardar 1, 2, 3 e 4 ovos nas seis cavidades da caixa de ovos, sem as repetir.

Esta foi uma tarefa matemática que agradou a todos os alunos, mas que não foi de todo fácil, pois exigia concentração, estratégia para colocar “os ovos” nas respetivas cavidades sem repetir as posições e, simultaneamente, o registo das mesmas.

Claro que o facto dos alunos poderem manipular os diferentes materiais ajudou a que cada par se sentisse motivado para a realização da investigação e facilitou a identificação das diferentes possibilidades pela visualização das mesmas.

Após todos os pares terem dado por terminado o trabalho promoveu-se um momento de comunicação e partilha, entre alunos/alunos e alunos/professora sobre os resultados obtidos,  as dificuldades sentidas e a forma como cada par as superou…

Como extensão da investigação, no quadro da sala, realizou-se o mesmo trabalho para 5 e 6 ovos. Facilmente os alunos chegaram aos resultados, diferindo apenas na ordem em que colocavam os “ovos” em cada cavidade.

Como partilha, começamos por mostrar algumas fotografias tiradas aos 11 pares de alunos, durante a atividade.

Seguem-se alguns dos registos dos alunos…12 de janeiro de 2012

2 respostas a GUARDAR_OVOS

  1. Gonçalo Garcia diz:

    Olá Professora Isabel,
    Gostei muito de resolver este problema, mas sei que tive algumas coisas erradas. No entanto foi divertido, sabe que eu adoro a matemátia.
    Gonçalo G.

    • Olá Gonçalo.
      Guardar ovos não era um problema, mas sim uma investigação.
      O teu “problema” foi que repetiste algumas combinações (maneiras de guardar os ovos) e não encontraste todas as combinações possíveis de guardar os ovos em algumas das situações. Isso não é propriamente errar, pois, numa investigação, mais importante do que o resultado final é o percurso (caminho) que o aluno fez e as estratégias que utilizou.
      Pensa nisso.
      Bjos.
      Isabel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s