GUARDANAPOS…

Esta foi uma das investigações realizadas com os alunos no âmbito da Matemática.

A investigação abrange um leque muito diversificado de respostas que, desde que os alunos cumpram os requisitos do enunciado (número máximo de molas e número de guardanapos), todas as respostas podem ser aceitáveis.

O importante é analisar as “hipóteses” que cada aluno ou par (o trabalho foi realizado a pares) apresenta e a justificação da razão de ser das mesmas.

A investigação que foi propostas fez emergir um tipo de representação (um dos vários processos matemáticos) essencialmente icónica tendo os alunos recorrido a desenho de diferentes estendais com os guardanapos.

Como este era um trabalho diferente dos já realizados pelos alunos, deu-se-lhes um exemplo. Sendo que, teoricamente, este aspeto “fechou” um pouco a investigação, realça-se o facto de não ter havido pares que bloquearam na realização da mesma.

Para que possam apreciar o trabalho realizado em sala de aula, apresentamos alguns dos momentos de sala de aula :

…e produtos finais de diferentes pares…

O recurso elaborado para o trabalho de sala de aula:

Estender Guardanapos

12 de novembro, 2011

Isabel Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s