INVESTIGAÇÕES

Esta e as páginas que a ela se vão anexar tem como objetivo partilhar o que vai sendo realizado com os alunos no âmbito das Investigações em Matemática.

Porquê Investigar em Matemática?

O Currículo Nacional do Ensino Básico (ME, 2001) refere, explicitamente, que os alunos devem ter oportunidade de vivenciar diferentes tipos de experiências de aprendizagem em Matemática, incluindo as INVESTIGAÇÕES as quais surgem como uma maneira de proporcionar aos alunos experiências matemáticas ricas e relevantes.

As investigações em matemática são mencionadas, no referido documento, como:

  • (…) atividades em que os alunos exploram uma situação aberta, procuram regularidades, fazem e testam conjeturas, argumentam e comunicam oralmente ou por escrito as suas conclusões (…) (p. 67)

Palhares (2004) defende que as investigações em matemática são atividades que envolvem processos complexos de pensamento que permitem desafiar os alunos. (…) O aspecto que mais distingue uma atividade investigativa de um problema é o seu caráter aberto, assim como o tipo de estratégias que os alunos utilizam para sistematizar os dados (…).

De acordo com Pirie (1987, p.2):

  • (…) “o objetivo de uma investigação é a viagem e não o destino.”

………………………………

Referências bibliográficas:

Palhares, P. (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: LIDEL.

Pirie, S. (1987). Mathematical investigations in your classrooms – a pack for teachers. University of Oxford & University of Warwick.

Isabel Almeida, 12 de novembro de 2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s