LITERACIA_MAT

É com a citação de um livro da professora, investigadora e formadora de professores, que muito admiro, que vou abrir esta página:

“Na visão do ensino e da aprendizagem da matemática numa perpetiva de literacia matemática, sobressai a ênfase na compreensão de ideias matemáticas e no desenvolvimento de atitudes e  de capacidades de pensamento úteis e utilizáveis nas diferentes esferas da vida, para se viver como cidadão construtivo, interessado e ponderado. Neste enquadramento, destaca-se a realização de investigações e a resolução de problemas, como uma parte integrante e fundamental de toda a aprendizagem matemática.” (Tenreiro-Vieira, 2010:28)

A mesma autora, baseando-se em outros autores e documentos variados nos quais se incluem PISA, identifica e descreve oito COMPETÊNCIAS DA LITERACIA MATEMÁTICA:

  1. Pensamento e raciocínio que envolve: formular questões características da matemática – Quantos?…, Quanto é?…; conhecer diferentes tipos de resposta que a matemática oferece a tais questões (…).
  2. Argumentação que compreende: (…) seguir e avaliar cadeias de argumentos matemáticos de diferentes tipos; e construir e usar argumentos matemáticos.
  3. Comunicação que abarca: expressar-se, de diferentes maneiras, em assuntos com conteúdos matemáticos, sobre a forma oral e escrita; compreender afirmações, escritas ou orais, feitas por outros acerca de assuntos e questões com um componente matemática.
  4. Formulação e resolução de problemas que implica: formular, definir e resolver diferentes tipos de problemas matemáticos, numa variedade de contextos.
  5. Representação que inclui: (…) traduzir, interpretar e distinguir diferentes formas de representar (…) situações matemáticas; estabelecer relações entre várias representações (…).
  6. Modulação, que envolve (…) analisar criticamente um modelo matemático e os seus resultados (…).
  7. Uso da linguagem e das operações simbólicas, que compreende: (…) interpretar linguagem simbólica e formal da matemática e compreender a sua relação com a linguagem natural (…).
  8. Uso de ferramentas e meios auxiliares que inclui: conhecer e ser capaz de usar vários materiais e ferramentas (incluindo TIC) que podem ajudar na realização da actividade matemática; conhecer as limitações dos diferentes materiais e ferramentas de apoio.

(Tenreiro-Vieira, 2010: 9-10)

Tendo como referência as competências atrás referidas, as páginas que se vão anexar a esta, têm como finalidade partilhar o percurso formativo realizado pelos alunos, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, que se pretende perpectivado numa ótica de LITERACIA MATEMÁTICA para todos.

As citações foram tiradas de:

Tenreiro-Vieira, C. (2010). Promover a literacia matemática dos alunos – resolver problemas e investigar desde os primeiros anos de escolaridade. Editora Educação Nacional; Vila Nova de Gaia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s