E_CIÊNCIAS

Educação em Ciências (nos primeiros anos da escolaridade básica)

A razão de ser desta página prende-se com o reconhecimento que a docente tem sobre a importância da Educação em Ciências (Educação Científica para Todos numa perspetiva de Literacia Científica) nos primeiros anos de escolaridade.

Educação em Ciências entendida como um processo de ensino e aprendizagem das ciências onde se selecionam temáticas relevantes pessoal e socialmente para os alunos (contextualizadas no seu dia a dia) e onde são colocadas questões de cariz científico e tecnológico.

Nesta perspetiva a Educação em Ciências abrange três componentes:

  • A educação em ciência – dimensão onde se promove a aprendizagem de conceitos e as relações entre eles. Portanto, um conhecimento substantivo, com valor intrínseco, fundamental, mas que não é suficiente para que o aluno compreenda e interprete o mundo que o rodeia, na sua enorme complexidade;
  • A educação sobre a ciência – dimensão em que se pretende que o aluno compreenda como se distingue conhecimento científico de outras formas de pensar e, como se acede a esse conhecimento. Nesta dimensão do ensino das Ciências a ênfase é colocada no uso de processos metodológicos de questionamento, de experimentação e de avaliação da validade das conclusões a que se chegou;
  • A educação pela ciência – dimensão formativa do aluno como ser social que importa desenvolver na sua plenitude e de forma harmoniosa. Para que esta dimensão ocorra é fundamental que as temáticas e metodologias de trabalho a realizar com os alunos veiculem valores sociais, culturais, humanísticos e cívicos, para além de desenvolver competências de aprender a pensar (Martins, 2002; Almeida, 2005)

Sendo que estas três dimensões devem ser trabalhadas como partes integrantes de um todo.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a “Importância da Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico” aqui fica um texto da Professora Doutora Isabel Martins.

Inovar o Ensino…_IPMartins_NOESIS

A esta, outras páginas serão anexadas, as quais terão como finalidade partilhar as diferentes actividades de teor experimental que irão sendo trabalhadas, em sala de aula, no âmbito das respectivas temáticas.

Isabel Almeida, 2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s